Rua Duque de Caxias, 126 - Peruíbe - SP

Prestação de contas 2021 - AFJCSP

Prezados associados, no quadro abaixo você verá a prestação de contas 2021, da AFJCSP. Precisamos reverter o déficit dos últimos anos, períodos de COVID e crise financeira. Sua participação, frequentando a colônia ou convidando amigos a visitarem nosso espaço é fundamental.


Carta aos Associados


São Paulo, Março de 2022.

Estimado Associado, 

Gostaríamos de aproveitar a apresentação da prestação de contas de 2021 para explanar sobre alguns assuntos importantíssimos para a nossa colônia de férias de Peruíbe. Embora não seja segredo para ninguém, toda entidade comercial necessita de receitas para cobrir suas despesas e consequentemente manter-se viva. Partindo deste principio verificamos que os últimos 6 anos não foram nada fáceis para nossa AFJCSP - Colônia de Férias de Peruíbe. Durante este período a frequência da colônia caiu vertiginosamente por diversos motivos, que citamos abaixo, vejam:

- Em 2015 / 2016 nosso país já passava por uma amarga crise financeira, com aumento da taxa de desemprego, diminuição de renda e vários outros fatores, paralelamente o JCSP, que já vivia uma crise financeira há muitos anos, passou a atrasar rotineiramente salários dos funcionários ativos. Com isso, boa parte dos nossos associados deixou de frequentar a colônia, ou passaram a ir muito menos que em anos anteriores;

- Com a crise no Jockey, deixamos de receber o repasse das mensalidades, descontadas anteriormente em folha de pagamento dos funcionários ativos. Desta forma, fomos obrigados a solicitar aos associados funcionários do clube que pagassem suas mensalidades diretamente em nossa secretaria. Amargamos um bom período sem o devido repasse e ainda temos uma pendência de aproximadamente R$ 35 mil com o Jockey; 

- A partir de 2017 o JCSP dispensou mais de uma centena de empregados, situação que também afastou muita gente da nossa associação, pois vários dos dispensados não tiveram mais interesse e nem condições financeiras de continuar associado e frequentando nossa colônia. Neste item, precisamos dar uma ênfase de que até 2014 o JCSP mantinha mais de 600 empregados ativos, além de diversos outros terceirizados, sem falar em profissionais do turfe etc... Naquela ocasião, 2014, tínhamos mais de 200 associados empregados do Jockey, sem falar outros mais de 300 ex-funcionários e terceirizados, todos compondo nosso quadro associativo. Atualmente temos somente 98 associados funcionários e aproximadamente 200 ex-funcionários, terceirizados ou associado por adesão, número que deverá cair nas próximas semanas, pois estamos entrando em contato com todos para atualização cadastral e verificação de pendências; 

- No inicio de 2020 surgiu a Covid – 19. Quem pressentiria que o nosso país e o mundo fossem atingidos por uma pandemia, que de uma hora para a outra, ocasionasse a paralisação de quase todos os setores da nossa sociedade?  Nossa colônia de férias ficou quase 18 meses fechada, sem receber hóspedes, obtendo praticamente zero de receitas. Após este longo período, praticamente á partir de agosto de 2021 fomos autorizados a ter lotação máxima de 30%, aumentando gradativamente e autorizando 100% somente em setembro de 2021. Mesmo assim, não tivemos em nenhum momento mais do que 5 quartos ocupados. Todos tinham receio de viajar, prefeituras da baixada santista faziam bloqueios, muita campanha na televisão para que as pessoas ficassem em casa etc. Ou seja, do início da Covid-19 até setembro de 2021, passamos pelas mesmas dificuldades que todos os demais hotéis e similares, acumulando grande prejuízo. 

Todos estes fatores afugentaram nosso público que mantinha a colônia superavitária, até 2015 / 2016. E de lá pra cá, passamos a lutar muito contra todos estes fatores negativos. Nossas receitas fixas são somente os pagamentos de mensalidades, dos quase 300 associados, que chega em um total de aproximadamente R$ 7. 500,00, porém com um grande número de inadimplência, que estamos tentando reverter. Somamos a isso somente as diárias da colônia de férias, cuja realidade foi explanada acima. 

Nossos custos fixos variam entre 20 a 25 mil /mês, dependendo de necessidades de novas manutenções, que surgem constantemente em nossos espaços, seja pela deterioração causada pela maresia, enchentes no início do ano ou pela necessidade de troca de equipamentos, como TVs, máquina de lavar, geladeiras de quartos, equipamentos da cozinha, roupas de cama, etc. 

Obviamente, durante o período que estivemos fechados devido a Covid-19 e com baixíssima frequência, fizemos somente as manutenções extremamente necessárias, com o objetivo de gastar o mínimo possível, mas neste momento, com a baixa temporada e com expectativa de melhoras da frequência no final deste ano, teremos muita coisa a fazer, muitas melhorias necessárias e que nos obrigarão a gastar mais recursos.  

Logo neste início de ano já fizemos a troca de todos os extintores da Colônia e também a desinsetização, itens de extrema importância. Porém o item mais importante e que temos até meados deste ano para concluir é o AVCB, auto de vistoria do corpo de bombeiros, cujo projeto demanda obra com custo bastante representativo em nosso orçamento. 

Mesmo assim, sempre soubemos que este período pós COVID-19 seria de grandes desafios e que os entraves citados acima surgiram para vencermos através da união. Este ano de 2022 será importante para o processo de melhorias e, apesar do momento difícil, permaneceremos focados e dedicados a este propósito, pois contamos ao nosso lado com você, associado, nos apoiando e nos encorajando a seguir em frente. Pedimos que aproveitem a colônia o máximo que puderem, convidem seus amigos e parentes, tragam novos associados, pois esses serão os fatores principais que ajudarão a nossa entidade.   

Com a convicção de que unidos atingiremos nossos objetivos, esperamos contar com sua presença e nos encontrarmos logo na Colônia. Até breve!

Sebastião Silveira Salles
Presidente da AFJCSP

Clique aqui para ter acesso a Prestação de Contas 2020/2021


  • Rua Duque de Caxias, 126 - Peruíbe - SP.
  • secretaria@jockeysp.com.br
  • (11) 3031-9816
  • (13) 3455-2353
  • (11) 96865-5411
Back to Top